Jovens indígenas lançam exposição no Senado 

Para criar um espaço de expressão para jovens indígenas para debate dos avanços e desafios na realização dos seus direitos de adolescentes da Amazônia, o Senado promoveu, esta semana, uma audiência Pública e abriu a Exposição Fotográfica EyeSee – Ver o Mundo pela Fotografia. Os eventos foram solicitados pelas senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Ana Rita (PT-ES), preocupadas com a situação de crianças e adolescentes indígenas da Amazônia.

Jovens indígenas lançam exposição no Senado

A exposição, que está instalada no Espaço Ivandro Cunha Lima, no Senado, é resultado da Oficina de Fotografia realizada com adolescentes e jovens indígenas do Alto Rio Solimões, em Tabatinga, com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM-FAEPI).

A exposição primeiro foi apresentada às próprias comunidades envolvidas no projeto, tendo passado por Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Tabatinga, municípios localizados no Alto Rio Solimões (AM) e Manaus. Sete povos indígenas foram retratados pelos jovens dos estados do Acre, Amazonas e Roraima que estiveram presentes na audiência pública e no lançamento da exposição.

O objetivo do evento é dar visibilidade às desigualdades que impactam sobre as populações indígenas que vivem na Amazônia, especialmente crianças e adolescentes. De acordo com Gary Stahl, representante do Unicef no Brasil, “há uma tripla exclusão: étnica, por serem indígenas; de classe, por serem pobres; e geracional, por serem jovens, que pode ser até pior se são mulheres.”

Para Stahl, será um momento importante para que os próprios jovens e adolescentes indígenas falem de suas histórias e desafios, buscando mostrar aos parlamentares a importância de se ouvir estes grupos.

Para o Unicef, a audiência é um momento estratégico para se produzir informação e análise que contribua para uma maior visibilidade dos temas relacionados aos direitos de adolescentes e jovens da Amazônia no Senado Federal, gerando canais de diálogo e participação dos adolescentes e jovens junto aos parlamentares e ainda sugerindo prioridades legislativas para assegurar políticas públicas para a Amazônia.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado