Governo colombiano inicia diálogos de paz com guerrilha do ELN

O governo colombiano e o Exército da Libertação Nacional (ELN) – segunda maior guerrilha em atividade na Colômbia – anunciaram nesta terça-feira (10) negociações para uma agenda de diálogos visando a um processo de paz semelhante ao realizado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Em um comunicado conjunto, o governo e o ELN afirmaram que as conversas "exploratórias" foram iniciadas no começo deste ano.

No texto, o governo e a guerrilha agradecem o empenho dos governos do Brasil, Chile, Equador e da Noruega pela participação na fase inicial do processo, como acompanhantes.

A agenda ainda será estabelecida, mas o texto diz que já há consenso sobre a discussão da reparação das vítimas e a participação do ELN na sociedade e na vida política do país, após a desmobilização.

O anúncio foi feito a menos de cinco dias das eleições presidenciais no país. O presidente Juan Manuel Santos, que tenta a reeleição, enfrenta no segundo turno Óscar Zuluaga, de extrema direita, apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe.

Com agências