Argentina reitera seu direito inalienável sobre as Malvinas  

Na última terça-feira (10), o governo argentino reiterou através de um comunicado da chancelaria seu direito inalienável sobre as Ilhas Malvinas, Georgias do Sul e Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes. No documento, reivindica-se que o governo britânico aceite negociar para dar uma solução definitiva ao que os argentinos qualificam como "tão inaceitável, quanto anacrônica situação colonial".

Ilhas malvinas - Reprodução

O comunicado destaca que a posição argentina conta com um amplo apoio internacional que está evidenciado em "numerosas e contundentes manifestações de fóruns regionais e multilaterais em prol de uma resolução pacífica da disputa de soberania".

O texto destaca ainda que a América Latina e o Caribe apoiam firmemente os direitos da Argentina sobre essas ilhas e que essa solidariedade se estende a países de outras regiões, como as 54 nações africanas que em 2013 subscreveram seu apoio a essa causa na declaração de Malabo, em Guiné Equatorial.

O documento afirma também que depois da negativa ao diálogo por parte do Reino Unido se encontra a intenção desse país em manter sua "presença militar no Atlântico Sul, o que tem gerado uma crescente preocupação na comunidade internacional".

A mensagem se refere também às "ilegítimas atividades de exploração e aproveitamento de recursos naturais desenvolvidas pelo Reino Unido no Atlântico Sul", violando a resolução 31/49 da ONU, que possibilita se abster de introduzir modificações unilaterais na situação enquanto permaneça a controvérsia.

Fonte: Prensa Latina