Copa do Brasil 2014 é trend top nos motores de busca

O motor de buscas Google destaca, desde a noite desta quarta-feira (11), a Copa do Mundo no lugar de seu logotipo. Ao acessar a página inicial do buscador ou uma lista com resultados de uma pesquisa, o visitante encontra uma animação (chamada de Doodle), em referência ao Mundial de futebol, que se inicia nesta quinta-feira (12), no Brasil.  


A animação traz referências ao país sede da competição e está sendo exibida praticamente em todos os países em que a empresa opera.

Com frequência, o Google produz e publica versões modificadas de seu logotipo. Os doodles fazem referência a temas relacionados a efemérides ou eventos importantes. A prática é adotada desde 1998, embora tenha sido mais praticada de 2010 em diante. O Dia dos Namorados, lembrado em 2011 e 2013, por exemplo, ficou esquecido neste ano.

Google Trends da Copa

Na ferramenta do buscador que explora tendências de busca – e de interesse do público, portanto –, a Copa do Mundo ganhou uma página especial. Em google.com/trends/worldcup há uma lista de curiosidades sobre pesquisas populares em diferentes partes do mundo.

Por ali é possível descobrir que há mais gente interessada em cangurus na Austrália do que na seleção do país que participará do Mundial de futebol. Os Socceroos não comovem muita gente (ou comovem menos do que marsúpios).

Em termos de quantidade de pesquisas, o atual 10 da seleção, Neymar, é cinco vezes mais relevante do que o maior 10 de todos os tempos, Pelé. Também pudera: enquanto o Rei do Futebol completa 74 anos em novembro, e já parou de jogar há 40, o ex-santista é a principal (senão única) esperança brasileira na competição.

Fonte: Rede Brasil Atual