Colômbia precisa da paz, afirma ex-presidente Belisário Betancur

O ex-presidente colombiano Belisário Betancur (1982-1986) afirmou nesta segunda-feira que o país não pode aguentar um dia mais sem paz e por isso considera que o presidente Juan Manuel Santos, reeleito neste domingo (15) é a pessoa que pode alcançar esse propósito.

Belisario Betancur - Reprodução

Em declarações difundidas pela Rádio Caracol, o ex-presidente destacou que confiava em que o país respaldasse o apoio à paz representado na candidatura de Santos, um triunfo que o faz pensar que a cada dia o país está mais próximo de terminar o conflito armado, que se estende por meio século.

Leia também:
Dilma parabeniza Juan Manuel Santos, reeleito presidente na Colômbia
Colômbia: Santos afirma que não quer falhar no compromisso com a paz
Colômbia dá mais um passo para a paz

Betancur opinou que com a vitória do presidente-candidato frente a Oscar Iván Zuluaga, do Centro Democrático, "o país inteiro refletiu e considerou que quem personifica com mais afinco e mais iminência a paz é o presidente Santos".

Além disso, destacou a maneira como se trabalhou o processo de paz instalado com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em Cuba desde novembro de 2012.

Com dificuldades, sem dúvida, com tropeços, mas com uma equipe governamental muito lúcida, de muito profundo conhecimento em todos os temas da atividade nacional, dimensionou.

Betancur, que quando foi presidente impulsionou diálogos com as forças insurgentes no país, mostrou-se confiante em que a paz esteja próxima. "Seria inexplicável e imperdoável que deixássemos escapar a oportunidade", manifestou.

Prensa Latina