Congresso da FINDECT dá ponta pé inicial na campanha salarial
No último fim de semana, de 13 a 16 de julho, aconteceu o primeiro Congresso da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) no Rio de Janeiro. O evento debateu com a categoria os pontos da proposta de Acordo Salarial e deu início à campanha salarial de 2014 dos trabalhadores dos Correios.
Publicado 17/06/2014 12:57 | Editado 04/03/2020 17:03

O Congresso foi realizado em Miguel Pereira na região serrana do estado, reuniu os representantes sindicais e a diretoria do SINTECT-RJ para construir as propostas que comporão a pauta de reivindicações da categoria.
Segundo Ronaldo Martins, secretário geral do SINTECT-RJ, essa é uma iniciativa nova da federação que quer envolver cada vez mais os trabalhadores nas principais discussões que os envolvem. “Acabou o tempo que as propostas eram definidas apenas por alguns iluminados e a categoria apenas era informada das decisões. Esse é um caminho sem volta, mobilizar cada vez mais os trabalhadores, é democracia assim que estamos construindo a FINDECT,” afirma.
Ronaldo Martins ainda salienta que esse é o primeiro congresso da Federação com os trabalhadores do Estado Rio, isso mostra a maturidade da central em chamar os ecetistas para discutir as propostas e montar uma pauta salarial avançada e que unifique toda a categoria”Esse é o nosso principal objetivo,” declara o direitor.
Segundo Ronaldo Leite, carteiro e presidente da CTB-RJ, a iniciativa era uma necessidade da categoria:
“Os ecetistas precisavam oxigenar as propostas, ouvir os trabalhadores da base para acumular força para fazer aquilo que é preciso para as conquistas da categoria acontecerem. Uma construção coletiva de uma das mais combativas categorias e que fará a diferença na campanha salarial,” declara o dirigente.
Na programação do Congresso, além de palestras e debates, houve também o lançamento do livro “Saúde do Trabalhador dos Correios” editado pelos companheiros do sindicato de São Paulo e organizado pelo médico do Trabalho Dr. Drumond.
A direção do Partido Comunista do Brasil no Rio de Janeiro (PCdoB/RJ) também fortaleceu o evento, com a presença do presidente estadual do Partido, João Batista Lemos; e do dirigente nacional e estadual do PCdoB, o ex-deputado federal, Edmilson Valentim.