Universidades estaduais paulistas em greve fazem aula pública

Em greve há cerca de um mês, professores e funcionários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), assistirão a uma aula pública na próxima quarta-feira (18), na Praça da Sé, em na capital paulista, a partir das 14h.

Passeata professores e funcionários da USP - Reprodução

A atividade é organizada pelo Fórum das Seis, que engloba as entidades sindicais e estudantis das três universidades e do Centro Paula Souza. O tema da aula pública será “Direito à educação e à saúde”. Dentro da temática geral, serão abordados: financiamento das universidades, estrutura tributária, financiamento para a educação, saúde e outros direitos sociais.

O Fórum das Seis espera a presença de caravanas de todo o estado. Em anexo, documento enviado pelo Fórum das Seis ao Cruesp (que representa os reitores das três universidades), questionando o fechamento unilateral das negociações e a manutenção do reajuste salarial de zero% no mês de data-base das categorias (maio).

Na sexta-feira (13), o Fórum das Seis se reuniu na capital paulista e aprovou encaminhar um documento ao Conselho de Reitores repudiando a intransigência e falta de diálogo com a categoria. Além disso, os presentes discutiram sobre a conjuntura da greve, fazendo avaliações e tirando as próximas ações unificadas.

Fonte: CTB