Turistas que vieram para Copa aproveitam para visitar Congresso 

Turistas que vieram assistir aos jogos da Copa do Mundo, em Brasília, aproveitaram para visitar o Palácio do Congresso Nacional. Na primeira semana do mundial, foram 2.915 visitantes brasileiros e estrangeiros, um recorde se comparado ao mesmo período em anos anteriores. Na sexta-feira (20), uma fila se formou no guichê de identificação, na entrada da Câmara. 

Turistas que vieram para Copa aproveitam para visitar Congresso - Agência Câmara

Equatorianos que assistiram à partida contra a Suíça, no dia 15, somaram 134 visitantes à Câmara e ao Senado, e os colombianos que prestigiaram a vitória de sua seleção contra a Costa do Marfim por 2 a 1, na quinta-feira (19), foram presença marcante entre os visitantes – foram 133 nos últimos dias.

Jorge Lozano, engenheiro eletrônico colombiano, aprovou a visita e comentou a arquitetura modernista da cidade. “Nos impressionou os salões da Câmara e do Senado. Muito bonitos, muito organizados, muito modernos. É uma construção moderna em comparação com o Capitólio na Colômbia [sede do Parlamento], que é mais antigo", disse.

Nem a proibição de vestir bermudas ou shorts desanimou os turistas. Um grupo de colombianos chegou a comprar calças descartáveis, feitas em TNT, por R$ 5 na lojinha da Câmara. Norberto Grzwacz, brasileiro radicado em Los Angeles (EUA), acompanhava o grupo.

Brasileiros que vieram acompanhar o jogo do Brasil contra Camarões no Estádio Nacional, que será realizado nesta segunda-feira (23), também aproveitaram para visitar os principais pontos turísticos da capital.

As visitas guiadas no Congresso ocorrem diariamente das 9 às 17 horas, com início a cada meia hora, no Salão Negro, cujo acesso é pela rampa principal do Palácio do Congresso Nacional. A visita, com duração aproximada de 50 minutos, é organizada conjuntamente pelas equipes de relações públicas da Câmara e do Senado.

De segunda a sexta-feira, bermudas, shorts e chinelos são proibidos tanto para homens quanto para mulheres. Grupos com mais de 15 pessoas devem agendar a visita pelo site. Visitas em língua estrangeira ou em Libras também devem ser agendadas. Fotografias e filmagens são permitidas, exceto durante as sessões plenárias.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara