Belarus defende diálogo e saída negociada em conflito ucraniano

Belarus defende o diálogo e uma solução negociada no diferendo na Ucrânia, declarou nesta quarta-feira (25) em Minsk o ministro belarusso de Relações Exteriores, Vladimir Makei.

Os fatos na Ucrânia afetam os interesses nacionais de Belarus, pois essa nação é nosso segundo sócio comercial no espaço pós-soviético, declarou o ministro a Prensa Latina.

Com a Ucrânia tivemos nos últimos anos um intercâmbio comercial próximo aos oito bilhões de dólares e com um saldo favorável para nós na balança comercial, sublinhou.

Por isso, tudo o que ocorre na Ucrânia é visto com muita preocupação, pois nos parece que se produz uma campanha montada com precisão, dirigida a inimizar povos eslavos irmãos, opinou.

Os fatos na Ucrânia constatam uma instabilidade e perigo nesta região, enquanto registra-se um reforço da presença de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte no território de nossos vizinhos, denunciou o diplomata.

Ademais, centenas de armamentos desapareceram dos arsenais da Ucrânia, cuja economia passa por um momento difícil e por isso nos preocupam os acontecimentos nesse país, destacou Makei.

Se não forem criadas condições para as negociações de paz e não se sentarem à mesa de práticas todas as partes envolvidas no diferendo sobre a base de princípios de unidade e não de divisão, poderíamos regressar aos piores tempos da Guerra Fria, apontou.

Ademais, isso poderia propiciar novas demarcações na Europa e levar à ameaça e à chantagem de grandes potências a pequenos países, constatou o titular de Relações Exteriores, que realiza uma visita de dois dias a este país. Depois de uma ruptura constitucional em fevereiro passado em Kiev, a população de maioria russófona no sudeste ucraniano insurgiu-se contra as novas autoridades golpistas que lançaram uma ofensiva com aviação e artilharia pesada contra essa região.

Fonte: Prensa Latina