Projeto permitirá observar concentração de renda no Brasil

A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei que obriga o governo a divulgar anualmente dados referentes à distribuição pessoal da renda e da riqueza da população brasileira, com base nos dados da declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Projeto permitirá observar concentração de renda no Brasil - Google Imagem

Para o autor da proposta, deputado Claudio Puty (PT-PA), a inexistência de dados sobre a concentração de renda impede a análise mais abrangente sobre a distribuição de riqueza.
“O aumento da desigualdade de renda e riqueza nos principais países desenvolvidos tem alarmado as respectivas sociedades e redefinido o escopo das políticas econômicas.”

De acordo com Puty, “no Brasil a desigualdade de renda sempre galgou níveis alarmantes e várias políticas públicas, com sucesso, têm sido utilizadas para reduzi-la nos últimos anos. Mas, a sociedade brasileira não dispõe de informações sobre a distribuição da riqueza brasileira e dos efeitos da tributação vigente em reduzir as desigualdades”.

Para ele, “torna-se imperioso que sejam produzidas informações estatísticas de qualidade para guiar políticas públicas efetivas em reduzir as desigualdades no Brasil”, avalia.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara