Copa: Argélia faz história no Brasil

A Argélia fez história ao avançar pela primeira vez às oitavas de uma Copa do Mundo, após empatar em 1 a 1 com a Rússia, nesta quinta-feira (26) em Curitiba, e terminar na segunda colocação do Grupo H no mundial, logo atrás da Bélgica.

Argelinos comemoram a classificação

A Rússia teve em mãos a classificação provisória ao abrir o placar com Alexander Kokorin, aos 6 minutos de jogo, mas a Argélia empatou aos 15 do segundo tempo com Islam Slimani e ficou com a vaga nas oitavas, onde enfrentará a Alemanha, primeira do Grupo G.

Na outra partida do Grupo H, a já classificada Bélgica venceu e eliminou a Coreia do Sul por 1 a 0, gol de Jan Vertonghen aos 32 minutos do segundo tempo, e garantiu a primeira colocação. Os belgas encaram na próxima fase os Estados Unidos (2º do Grupo G).

A Rússia começou em vantagem com um bonito gol de cabeça de Kokorin, que colocou a bola no ângulo, após cruzamento de Dmitry Kombarov. A posse de bola na partida, como era de esperar, foi da Argélia, com jogadores de boa qualidade técnica como Sofiane Feghouli e Yacine Brahimi, que atuam no futebol espanhol (Valencia e Granada, respectivamente).

A recompensa dos argelinos pelo domínio do jogo foi o gol de empate aos 15 minutos do segundo tempo de Slimani, atacante do Sporting de Lisboa que aproveitou de cabeça um bom cruzamento de Brahimi.

Revanche em Porto Alegre

Com esse resultado, a Argélia marcou um encontro com a Alemanha nas oitavas de final, na próxima segunda-feira em Porto Alegre, em uma revanche que os norte-africanos esperam desde a Copa da Espanha-82.

Naquele mundial, a Argélia venceu a Alemanha Ocidental (2 a 1) e depois perdeu para Áustria (2 a 0) e Chile (3 a 2), na fase de grupos. Alemães e austríacos, que jogavam a última partida do Grupo, se classificaram com a vitória alemã por 1 a 0, um resultado que levantou muitas suspeitas de armação.

A Argélia também foi eliminada na fase de grupos dos Mundiais do México-1986 e África do Sul-2010, os outros dois que participou. Os jogadores argelinos, assim como os muitos torcedores magrebes presentes na capital paranaense, comemoraram intensamente o momento histórico para o futebol do país.

Nigéria se prepara para encarar a França

A França enfrentará a Nigéria nas oitavas de final da Copa do Mundo, após empatar sem gols na quarta-feira com o Equador, enquanto a Suíça, que venceu Honduras por 3 a 0, medirá forças com a Argentina.

A Alviceleste, que acabou em primeira no Grupo F, jogará contra a Suíça na próxima terça-feira em São Paulo, um dia depois dos ‘Bleus’, líderes do Grupo E, encararam a Nigéria no estádio Mané Garrincha de Brasília.

A Argentina ficou com a liderança de sua chave com 100% de aproveitamento, após derrotar nesta quarta-feira por 3 a 2 a Nigéria, que acabou na segunda posição, com quatro pontos. A Bósnia venceu o Irã por 3 a 1 e ficou com o terceiro lugar do Grupo F.

Torcedor mirim emociona Eto’o

O craque de Camarões chorou ao receber o carinho de um fã brasileiro. Pedro Ivo Silva de Almeida, de 10 anos, deu um longo abraço em Eto’o na saída da delegação de um hotel em Vitória, em direção ao aeroporto.

O jogador participou apenas da primeira partida da seleção na Copa, por causa de uma lesão no joelho.

Fonte: Brazilafrica