Famílias camponesas retomam terras no Bajo Aguán, em Honduras

A luta pela terra na região de Bajo Aguán, em Honduras, segue sem tréguas. O mais recente acontecimento favorece temporariamente os camponeses. Na manhã desta terça-feira, 24 de junho, cerca de 500 famílias aglutinadas no Movimento Autêntico Reivindicador Campesino do Aguàn (Marca), fazendo jus ao seu direito à terra, recuperaram a Cooperativa El Despertar, localizada no município de Trujillo, Departamento de Colón, que havia sido apropriada ilegalmente pelo fazendeiro René Morales.

Famílias campesinas retomam terras no Bajo Aguán - Adital

As famílias camponesas da cooperativa El Despertar foram despejadas de sua terra de forma violenta, ilegal e maliciosa no último dia 21 de maio por membros da Operação Xatruch, da polícia e da guarda privada, obedecendo ordens do Poder Judiciário de proteger os interesses da Empresa de Palma Africana Oleopalma, propriedade do nicaraguense René Morales.

Diante da retomada da Cooperativa, as famílias camponesas exigem do Poder Judiciário e do Ministério Público que os aparatos repressivos do Estado respeitem suas vidas e seu direito à posse da terra. "Chamamos os organismos nacionais e internacionais defensores de direitos humanos para que se pronunciem e demandem do Estado de Honduras o devido respeito aos direitos humanos das famílias campesinas, e a estarem de sobreaviso sobre o que possa acontecer nas próximas horas, pois os aparatos repressivos do Estado pretenden endurecer as ações de repressão contra crianças, mulheres e demais membros da Cooperativa El Despertar”.

Fonte: Adital