Chico Lopes elogia site que permite reclamações contra empresas 

Uma importante iniciativa do governo federal e uma grande vitória dos consumidores brasileiros. É como avalia o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), membro da Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara, o lançamento do site www.consumidor.gov.br, um espaço para os consumidores registrarem reclamações virtualmente, obtendo das empresas uma resposta em um prazo máximo de 10 dias.  

Chico Lopes elogia site que permite reclamações contra empresas

“Trata-se de uma excelente iniciativa e de um veículo a mais para que os consumidores, que hoje estão bem mais atentos ao exigir os seus direitos, possam se comunicar com empresas, vendedores de produtos e prestadores de serviço”, avalia o deputado.

O projeto foi elaborado pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, e lançado na última sexta-feira (27). Até o início de setembro, o site estará disponível para consumidores residentes em todos os estados brasileiros.

“Muitos consumidores já faziam essas reclamações publicamente, através de outros sites e das redes sociais. Mas agora haverá o diferencial de um site respaldado pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça. O apoio do governo federal à ideia fará com que muitas empresas reforcem a preocupação em atender bem o consumidor e solucionar os problemas”, afirma o parlamentar.

“O importante é haver seriedade, respeito ao consumidor e atendimento eficaz e rápido, para resolver os problemas que levaram às reclamações”, ressalta Chico Lopes, enfatizando que “nenhuma empresa vai querer deixar sem resposta uma reclamação feita publicamente, em um site respaldado pelo governo federal, com todos os internautas tendo acesso às reclamações, formando seu próprio juízo de valor sobre qual empresa respeita realmente o consumidor e qual empresa fica apenas na propaganda”.

Para o parlamentar, é importante o apoio dos Procons estaduais e municipais para o sucesso da iniciativa. “A atitude dos consumidores será fundamental para que o site ‘pegue’, se torne um sucesso e leve as empresas a melhorar o atendimento.”

Como reclamar

Para registrar uma queixa, o consumidor precisa preencher um cadastro com dados pessoais. Depois, deve digitar o nome da empresa contra a qual quer registrar uma reclamação (caso não encontre essa empresa no site, o consumidor deverá indicar sua inclusão).

Depois de preencher os dados, ele precisa escrever sua queixa. Podendo inclusive anexar documentos ou imagens que comprovem o problema. A reclamação será pública, ou seja, pode ser vista por qualquer pessoa que acessar o site. Os dados pessoais do consumidor, porém, não serão mostrados.

O site vai intermediar a comunicação do consumidor com a empresa, que tem 10 dias corridos para enviar uma resposta. Quem fez a queixa pode, depois, dizer se a resposta atendeu à sua expectativa ou não.

O fato de uma empresa não responder ou não resolver um problema do consumidor não resulta em multa ou outra providência direta do Ministério da Justiça, mas os registros do site podem servir de base para medidas a serem tomadas pelo órgão para coibir abusos contra o consumidor.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes