Para dirigente iraniano, desintegração do Iraque favorece EUA e Israel

Qualquer decisão para desintegrar o Iraque favorece o plano estadunidense-israelense e é uma traição a esse território, declarou na terça-feira (1º/7) o presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, Alaeddin Boruyerdi.

Iraque e Síria - Mapa

Referindo-se às recentes declarações do primeiro- ministro israelense, Benyamin Netanyahu, que apoiou a suposta independência do Curdistão iraquiano, Boruyerdi assegurou que dar um passo adiante a este respeito beneficia os objetivos que o regime israelense busca alcançar na região.

"Dado que as autoridades curdas fazem parte do governo do Iraque e se consideram cidadãos iraquianos, seu fervor nacional determina que rechacem qualquer desintegração de seu país", manifestou Boruyerdi.

Leia também:

José Goulão: No Oriente Médio, dá-se adeus a Sykes-Picot
Chanceler do Irã denuncia extremismo e ingerência no Oriente Médio
Iraque deve formar governo enquanto resiste à ingerência dos EUA
No Iraque, EUA chamam petróleo e política de "sectarismo e islamismo"

"É normal que a República Islâmica do Irã se oponha seriamente à desintegração de qualquer país islâmico", disse o parlamentar persa, para logo insistir em conservar a integridade territorial do Iraque.

Na terça-feira, o presidente da região autônoma iraquiana do Curdistão, Masud Barzani, deu a conhecer que tem planos de realizar, dentro de alguns meses, um referendo sobre a independência dessa região autônoma.

Ao precisar que o Iraque já é um país "dividido" e a independência é um direito dos curdos, Barzani acusou o governo de Bagdá de implementar políticas catastróficas que levaram os elementos do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) a se aproximarem das fronteiras curdas.

Fonte: HispanTV