Irã não acompanhará os EUA em intervenção no Iraque

O Irã nunca acompanhará os EUA para intervir no Iraque, declarou na segunda-feira (23) o parlamentar iraniano Seyed Husein Naqavi Huseini, dizendo que Washington busca atingir suas metas no território iraquiano e na região através de propostas de colaboração com o país persa.

Iraque - Reprodução

O legislador iraniano se referiu assim à disposição da Casa Branca para cooperar com a República Islâmica do Irã, segundo as autoridades estadunidenses, com a finalidade de acabar com a crise no Iraque.

A organização Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL), desde 10 de junho está cometendo atos de violência em várias áreas do norte do Iraque e conseguiu assumir o controle de algumas cidades.

De acordo com Naqavi Huseini, através desta colaboração, os estadunidenses querem eximir-se da culpa pela atual crise iraquiana e posicionar-se como um país que luta contra o terrorismo. Ademais, buscam destruir o prestígio de Teerã entre as nações da região do Oriente Médio.

O parlamentar iraniano disse que a traição que os Estados Unidos perpetraram contra o povo iraquiano é imperdoável, porque eles criaram um grupo terrorista e criminoso para ganhar uma batalha política no Oriente Médio.

Ao mencionar que os comportamentos dos EUA na região são inconsistentes, lamentou que este país ofereça explicitamente ajuda financeira e militar aos grupos sectários na Síria, que são os mesmos que operam contra o governo e a nação iraquianos.

Descartando as alegações do Ocidente de que o que está em curso no Iraque é uma guerra entre xiitas e sunitas, o parlamentar iraniano afirmou que foi formada uma coordenação entre religiosos xiitas e sunitas e os movimentos políticos independentes no Iraque para fazer frente aos terroristas.

Hispan TV