Raúl Castro: Atualizar o modelo cubano e manter o espírito de combate

 O presidente cubano, Raúl Castro, reafirmou neste sábado (5) que a atualização do modelo socioeconômico do país em prol de um socialismo próspero e sustentável marcha com caráter gradual, sem pressa, mas sem pausa.

Ao intervir no terceiro período ordinário de sessões da Oitava Legislatura do Parlamento, Raúl Castro recordou o compromisso existente com o povo, que torna ainda mais complexo este processo a fim de protegê-lo, diferentemente dos “países capitalistas do mundo onde isto não é fácil, organizam-se grandes manifestações de protesto, a polícia reprime e lança bombas de gás lacrimogêneo”, afirmou.

Por isso, com o objetivo de garantir o êxito, o mandatário deu ênfase especial à necessidade do caráter progressivo e gradual das transformações que o país vive atualmente, como parte de seu processo de atualização socioeconômica, o qual "tem uma grande complexidade mas vai avançando”, disse.

Nesse sentido, afirmou que "a questão do escalonamento de uma série de atividades que vamos aprovando é imprescindível".

Diante de tal situação, o presidente cubano insistiu na necessidade de superação dos quadros do Estado, do Governo, do setor empresarial e dos membros do Partido Comunista de Cuba e do povo para enfrentar com êxito a conjuntura marcada por tal atualização.

É uma tarefa séria que todos nós devemos compreender, assim como o alcance das mesmas, e com a sensatez com que temos que levar adiante esses programas. Por isso, dizemos: sem presa, mas sem pausa, ressaltou.

O mandatário destacou ainda a capacidade de resistência do povo cubano: “é necessário manter o espírito de combate (…) temos que seguir resistindo, enfrentando nossos próprios problemas, esse espírito não pode cair”, afirmou.

Prensa Latina