Trabalhadores dos Correios deflagram Campanha Salarial 2014

Reunidos em assembleia, na noite da última quinta-feira (3), os trabalhadores dos Correios de São Paulo aprovaram a pauta da Campanha Salarial 2014.

campanha salarial correios 2014 - CTB

Elias Cesário, o Diviza, presidente Sintect-SP (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos), defendeu as reivindicações que devem ser encaminhadas à direção da ECT na próxima semana. "Vamos entregar a nossa pauta na próxima quinta-feira (10) e esperamos que a empresa negocie conosco. Porque estamos trabalhando no limite", afirma Diviza.

De acordo com o presidente do Sintect, além das péssimas condições de trabalho, os ecetistas convivem com um quadro reduzido de funcionários, que acarreta excesso de horas extras.

Entre as principais reivindicações também estão melhores condições de trabalho e o pagamento da participação nos lucros e resultados (PLR) de forma linear e justa. PLR que, inclusive, ainda não foi paga pela empresa e que motivou a greve de 24h realizada pela categoria no último dia 25. "Nossa participação nos lucros era para ter sido paga em maio. Mas até agora nada da empresa se pronunciar", ressaltou Diviza.

Mais segurança com escoltas para os carteiros, principalmente nas regiões mais violentas, é outro pleito dos trabalhadores, que convivem com os constantes assaltos.

De acordo com Vagner do Nascimento, o Guiné, diretor adjunto de finanças, a questão da segurança é fundamental, pois “com o aumento das compras feitas pela internet as entregas feitas pelo carteiros aumentaram, assim como os perigos, principalmente nas entregas de mercadorias de alto valor”, garante. “Dessa forma, a empresa promove enxugamento das unidades, para ter mais gente nas ruas para as entregas, pois muitos carteiros adoecem após serem assaltados”, revelou. "Além dos constantes assaltos, os trabalhadores também estão expostos ao risco de morte”, completa.

Adilson Araújo, presidente da CTB, acompanhou a assembleia e reforçou o apoio da Central à categoria. “A CTB está presente na luta dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios e se dispõe a dar todo o apoio necessário para o desenvolvimento das lutas dos companheiros ecetistas”, destacou.

Além de Adilson Araújo, também estiveram presentes Onofre Gonçalves, presidente da CTB-SP e Rogério Nunes, diretor de Políticas Sociais da CTB.

Na próxima quarta-feira (09), os dirigentes dos Sindicatos Unificados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins, Rondônia e Rio Grande do Norte), filiados à Federação Interestadual dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect), participam de uma reunião com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, em Brasília.

Fonte: CTB