"Aladi tem papel articulador importante na AL", diz embaixadora

A embaixadora peruana Aída García, que assumiu na semana passada a presidência do Comitê de Representantes da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), sublinhou o importante papel articulador desse organismo. Aída disse que a Aladi, com sede em Montevidéu, deve continuar como organismo facilitador do diálogo sobre a dimensão econômica-comercial e segurança alimentar da região.

Aladi - Divulgação

Desta forma, ressaltou a importância de manter a Aladi nos trabalhos da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

A embaixadora propôs também que a Aladi trabalhe junto a organismos como a Comunidade Andina, o Mercado Comum do Sul e a Aliança do Pacífico para fortalecer a União das Nações Sul-Americanas e a Celac.

Ao assumir a presidência do principal fórum negociador e órgão político permanente da Aladi, García ressaltou os novos desafios e as visões diferentes sobre o futuro do processo de integração regional.

A esse respeito, afirmou que buscará pontos de confluência com o propósito de fortalecer a unidade na diversidade, tendo em vista que a Aladi avance e seja uma referência com vigência na integração latino-americana.

Precisou nesse sentido temas como o comércio intra e inter-regional, a facilitação do comércio e assuntos alfandegários, integração digital e produtiva, ciência e tecnologia, e bens culturais.

A nova presidenta do Comitê de Representantes destacou a realização, em outubro próximo, da Expo-Aladi, um megaevento de empresários da região para aumentar as relações comerciais intra-regionais.

Fonte: Prensa Latina