Estados Unidos monitoram instalações nucleares na Ucrânia

O governo dos Estados Unidos da América está monitorando as instalações nucleares ucranianas através da instalação de sensores administrados por entidades norte-americanas, sob o pretexto de evitar “o desaparecimento” de material radioativo.

Por Castro Gomez, de Donetsk para o Jornalistas sem Fronteiras

Ucrânia - Reuters / Yannis Behrakis

A operação de controle tem vindo a ser desenvolvida durante os últimos três anos e reforçou-se a partir da “crise da Crimeia”.

“O que Washington deixou bem claro aos atuais poderes em Kiev é que não permitirá que um único miligrama de material radioativo fique fora do seu controle”, revelou uma fonte do Ministério das Relações Exteriores.

Leia também:

Tropas ucranianas avançam para ocupar Donetsk
Governo da Ucrânia retoma operação militar e Rússia rechaça ingerência
Otan anuncia mais fundos à Ucrânia e maior projeção belicosa
EUA aumentam apoio militar ao governo golpista da Ucrânia contra civis

A operação é da responsabilidade do Departamento de Energia dos Estados Unidos e parcialmente desenvolvida por uma empresa privada, a Randolph Construction, subcontratada a partir da crise da Crimeia, de acordo com a mesma fonte.

“O sistema de detecção montado tem uma característica especial”, nota o funcionário ministerial, “porque não cobre a Ucrânia da mesma maneira. Os equipamentos de detecção radioativa foram instalados nos portos e aeroportos do país, mas somente nos seis principais postos fronteiriços do Leste, o que, no limite, deixa as fronteiras ocidentais abertas aos supostos ladrões de urânio”.

Dirigentes ucranianos, como a ex-primeira ministra Iulia Timochenko, têm sido citados sugerindo que o material radioativo ucraniano seria útil para “exterminar” os oito milhões de russos que habitam na Ucrânia ou que poderia “ser espalhado através da Rússia”.

Fonte: Jornalistas sem Fronteiras