Khamenei alerta que inimigos buscam criar divisões internas
O líder supremo da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, alertou que potências ocidentais, em particular os Estados Unidos, trabalham para gerar divisões e divergências entre os dirigentes do Irã.
Publicado 08/07/2014 15:48

Durante uma reunião realizada nesta terça-feira (8) com altas personalidades do mundo político e religioso da república islâmica, incluídos os chefes do Estado e do parlamento, Khamenei acusou as que chamou de potências arrogantes hegemônicas de buscarem promover uma divisão da liderança em torno de assuntos cruciais.
São erros de cálculo, opinou, ao sublinhar que "o Irã continuará seu glorioso caminho baseada em tradições divinas" contra atuações como as do Satanás, "porque eles (Ocidente) buscam dominar os países através da intimidação e do suborno".
O líder indicou que desde que "as duas principais ferramentas dos inimigos – a ameaça militar e as sanções econômicas – provaram sua ineficácia, eles começaram a nova estratégia de querer induzir os funcionários governamentais iranianos a cometer julgamentos errôneos".
Sobre isso, deu vários conselhos ao Governo e conclamou dirigentes do país a enfrentarem as sanções impostas ao Irã sob o pretexto de seu programa nuclear através da economia de resistência, e sublinhou que nenhuma ameaça militar terá sucesso.
Khamenei ratificou seu apoio à administração do presidente Hassan Rouhani e pediu aos críticos e aos detratores de sua gestão que sejam justos em seus julgamentos.
Por outro lado, opinou que a oposição de Washington a que Teerã desenvolva a tecnologia nuclear é "injustificada e ilógica", apesar do Governo estadunidense carecer de autoridade para impedir o uso de armas atômicas a qualquer país porque as usou e possui milhares delas.
Recordou que os preceitos do Islã proíbem o Irã de fabricar arsenais nucleares, além do que sua projeção para o mundo e em especial para a região é favorável à promoção da paz, da coexistência pacífica e da solidariedade entre as nações.
Fonte: Prensa Latina