Pesquisas indicam favoritismo de Tabaré Vázques em eleições no Uruguai

O Uruguai caminha para eleger um candidato da Frente Ampla, de esquerda, para um terceiro mandato. As pesquisas apontam franco favoritismo do ex-presidente Tabaré Vázques, eleito pela primeira vez no final de 2004 e sucedido em 2010 pelo atual mandatário José Pepe Mujica. Não no país possibilidade de reeleição.

Tabaré Vázquez será candidato à presidência do Uruguai em 2014 - Info Sur

De acordo com o sociólogo Emir Sader, o favoritismo de Tabaré nas pesquisas ainda não assegura vitória em primeiro turno, em 26 de outubro. Mais do que encaminhar a votação para um possível segundo escrutínio, em 30 de novembro, o resultado por implicar numa redução da base parlamentar. Os uruguaios elegerão também deputados e senadores da Assembleia Geral, como é chamada a casa legislativa nacional do país.

Para Emir, os quase dez anos de governo da Frente Ampla desde 2005 alcançaram avanços sociais importantes, depois de o país ser historicamente governado por oligarquias conservadoras. A hipótese de vitória mais apertada pode significar, porém, a perda da maioria no legislativo e uma gestão mais moderada, ao centro.

Fonte: Rede Brasil Atual