Comunidades indígenas venezuelanas recebem títulos de terras

O vice-presidente Executivo, Jorge Arreaza, entregou em Cumaná, estado venezuelano de Sucre, títulos de propriedade de terra a 132 comunidades kariña com uma população aproximada de 15.230 mil pessoas.

Comunidades indígenas venezuelanas recebem títulos de terras - Reprodução

Junto ao direito a terra – mais de 27 mil hectares – também foram entregues os recursos para o encaminhamento de projetos sócio-produtivos, relacionados com os povoados, para o desenvolvimento do transporte, infraestrutura viária e de aquadutos, ônibus, têxteis, serviços básicos e outros.

Arreaza realizou na última quarta-feira (2) um encontro com mais de 28 mil produtores agrícolas como parte da investida do Governo da Eficiência na Rua, onde conferiu os títulos à comunidade kariña, pertencente ao tronco linguístico Caribe e que habita nos estados venezuelanos de Anzoátegui, Bolívar, Monagas e Sucre.

“A entrega através do conselho federal de governo, a mais de 12 milhões de bolívares, próximo aos dois milhões de dólares, estão respaldados pelos projetos sociais e econômicos, pois de pouco serve entregar-lhes a terra se não vai acompanhada de um desenvolvimento auto-sustentável”, precisou Arreaza. Ele ressaltou o "formoso trabalho do Ministério para os Povos Indígenas, junto ao governo nacional, para proteger e construir a pátria indígena", algo que afirma, não pode ser contabilizado com valor monetário.

Por sua vez, a titular dessa pasta, Aloha Núñez, explicou que por trás da entrega desses títulos de propriedade da terra há antes um grande trabalho no qual intervêm os futuros donos, de maneira espontânea, sem imposição alguma, e se faz a partir da proposta da própria comunidade.

Fonte: Prensa Latina