Visita de Putin a Cuba fortalece o intercâmbio bilateral entre países

O presidente da Federação da Rússia, Vladímir Putin, chega nesta sexta-feira (11) a Havana em visita oficial a Cuba, o que reflete o alto nível dos intercâmbios existentes entre ambos os países.

putin - Reuters

Durante sua visita o presidente russo realizará conversas oficiais com o presidente cubano, Raúl Castro, e participará de outras atividades, entre elas, uma homenagem com oferendas de flores nos monumentos do soldado internacionalista soviético e do Herói Nacional da ilha, José Martí.

Segundo a agenda da visita, Putín será condecorado com a Ordem José Martí, a mais alta deste país, instituída em 1972 e outorgada a cidadãos cubanos, estrangeiros e a chefes de Estado por grandes façanhas em favor da paz e a humanidade, entre outros.

Dados divulgados aqui informam que Rússia e Cuba estabeleceram relações diplomáticas em outubro de 1942. O regime do ditador Fulgencio Batista (1952-1959) interrompeu os laços em 1952. Cuba e a União Soviética restabeleceram os acordos em 8 de maio de 1960.

Acrescenta que o país euroasiático tem mantido uma histórica posição de condenação ao bloqueio econômico, comercial e financeiro, imposto pelos Estados Unidos contra a ilha caribenha há mais de 50 anos.

Rússia e Cuba mantêm excelentes relações bilaterais e entre ambos os países e povos existem tradicionais laços de amizade e respeito.

Os dois países assinaram um Memorando sobre os princípios da Colaboração Estratégica bilateral, que foi rubricado durante a visita do presidente Raúl Castro a Moscou em janeiro-fevereiro de 2009.

A informação destaca que Cuba e Rússia fazem amplos intercâmbios em todos os temas, trabalham para aprofundar os vínculos nas áreas de investimentos, comércio, turismo, saúde e cultura, e para desenvolver o comércio de bens e a colaboração na área energética, incluindo a prospecção petroleira.

Recorda que em novembro de 2012, no marco da 10ª reunião da Comissão Intergovernamental para a Colaboração Econômico-Comercial e Científico-Técnica, Havana e Moscou assinaram a Agenda Econômica Bilateral 2012-2020.

Fonte: