Sócios estratégicos: Pútin é recebido por Raúl Castro

O presidente cubano Raúl Castro recebeu nesta sexta-feira (11) o presidente russo, Vladímir Putin, com quem realizará reuniões no Palácio da Revolução, em Havana.

Raúl Castro e Vladímir Pútin

Antes da cerimônia oficial de boas vindas, o mandatário russo colocou uma oferenda de flores nos monumentos ao Soldado Internacionalista Soviético e no do Heroi Nacional de Cuba, José Martí.

De acordo com a agenda da visita, Pútin será condecorado com a Ordem José Martí, a mais alta distinção cubana, instituída em 1972 e que se outorga a cidadãos cubanos, estrangeiros e a chefes de Estado ou de governo por grandes gestos em favor da paz e da humanidade, entre outros méritos.

Pouco depois das 5h30, horário de Havana, Pútin foi recebido no aeroporto internacional José Martí pelo primeiro vice-presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, e membros da sede diplomática do país em Cuba, entre outros funcionários.

Durante as conversas oficiais, serão repassados os temas do desenvolvimento dos vínculos econômico-comerciais, os investimentos e as perspectivas de projetos conjuntos nos setores energético, de transporte, da aviação civil, o uso pacífico do cosmos e da saúde.

Os intercâmbios em alto nível redundarão na assinatura de documentos referentes a diversos âmbitos da colaboração bilateral.

Moscou e Havana prestarão atenção especial no estímulo da colaboração econômico-comercial, técnico-científica e no espírito da letra do Programa Intergovernamental adotado até o ano de 2020.

Às vésperas de sua viagem, em uma entrevista exclusiva dada à Prensa Latina em Moscou, o presidente Pútin distinguiu Ciba como um dos sócios estratégicos da Rússia na América Latina, em uma relação duradoura e de longo prazo.

As relações russo-cubanas estão baseadas em uma longa tradição de amizade inquebrantável e em uma grande experiência de colaboração frutífera, que é única em muitos aspectos, afirmou Pútin ao evocar os mais de cinquenta anos de laços bilaterais e sua excepcional natureza.

A União Soviética e Cuba estabeleceram relações diplomáticas em outubro de 1942. Os laços foram interrompidos no regime do ditador Fulgencio Batista (1952-1959), em 1952. Cuba e a URSS restabeleceram relações em 8 de maio de 1960.

A nação euro-asiática manteve uma histórica postura de condenação ao bloqueio econômico, comercial e financeiro, imposto pelos Estados Unidos contra Cuba há mais de 50 anos.

O giro de Pútin inclui uma passagem no sábado (12) pela Argentina e Brasil, de 13 a 16 de julho, que coincide com sua participação na 6ª cúpula do grupo Brics na cidade brasileira de Fortaleza, onde Pútin dialogará em um formato ampliado com outros líderes latino-americanos.

Fonte: Prensa Latina