Lindberg recebe apoio da militância do PDT e debate com Tarso Genro

Nesta quinta-feira, Lindberg Farias (PT), candidato ao governo do Rio de Janeiro pela Frente Popular (PT, PCdoB, PSB, PV) teve importantes agendas de campanha.

O senador petista participou de um ato com diversos militantes do PDT, onde recebeu o apoio da Família Brizola e de setores importantes do PDT. Em seguida o senador recebeu o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, para um debate.

Durante o encontro com os segmentos do PDT, Lindberg enfatizou sua confiança no apoio da militância pedetista à sua candidatura ao governo do estado:
“Estou convencido que temos o apoio da militância do PDT, unificando o nosso campo popular. Queremos retomar a história de Leonel Brizola”, afirmou o senador petista.

Lindberg também criticou a chapa “Aezão” formada no estado e disse que a presidente Dilma, candidata à reeleição, será traída pelo PMDB no Rio de Janeiro. Segundo Lindberg a forte “artilharia” dos adversários será usada em favor do tucano Aécio Neves:

“Dilma sofrerá uma traição no Rio. Toda a artilharia de campanha do PMDB será para o Aécio. Mas se o Aécio pensa que vai ganhar a eleição, ele se juntou com o que há de pior na política do Rio, com a mais velha forma de se fazer política”, afirmou o candidato majoritário da Frente Popular.

Brizola Neto, quadro de grande importância no PDT, ressaltou que a candidatura de Lindberg é uma “alternativa real e verdadeira”, e que recompõe o campo popular, progressista e da esquerda:

“O PDT está em um descaminho. Aquela aliança que o partido tentou fazer com o PMDB de Pezão contrariava o legado de Leonel Brizola no Rio de Janeiro”, disse Brizola Neto.
Após esse ato, Lindberg Farias seguiu para a sede estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), onde recebeu o candidato à reeleição ao governo do Rio Grande do Sul, seu companheiro de partido, Tarso Genro.

O Encontro culminou em um importante debate sobre “Governo Participativo e Transparência”. O evento recebeu diversas lideranças políticas e partidárias, e foi mais um espaço de acúmulo para a Frente Popular e para a caminhada de Lindberg rumo ao governo do estado.

O programa de governo que está sendo proposto por Lindberg enfatiza e valoriza a importância e a necessidade de ampliar o diálogo com a população, de estar atento – de uma forma mais direta – às demandas do povo.

“Precisamos ampliar os mecanismos de participação e radicalizar na transparência para a vitória de um governo popular no estado do Rio de Janeiro”, afirmou Lindberg através de seu perfil numa rede social.

Durante o encontro, Tarso Genro destacou que quando assumiu o governo do Rio Grande do Sul não havia no estado mecanismos de transparência de democracia. Assim, buscou iniciativas que pudessem inserir e tornar a sociedade mais participativa. Dentre as experiências de sucesso, segundo o governador gaúcho do PT, estão a criação do gabinete digital, dos conselhos regionais de desenvolvimento, do Departamento Geral de Combate à Corrupção e das assembleias públicas.

“No Departamento Geral de Combate à Corrupção, por exemplo, qualquer pessoa pode fazer denúncias. A partir daí, o governo investiga e, caso seja confirmada, reporta as situações às delegacias e aos tribunais de conta. Diversos processos já estão correndo, envolvendo, inclusive, servidores concursados e comissionados. Isso demonstra que o próprio governo está interessado em combater a corrupção”, disse Tarso Genro.

Após a apresentação das ferramentas de políticas públicas, que incluiu também a importância da interiorização do governo, Lindberg Farias afirmou que a administração de Genro é uma grande referência para o país e prometeu adotar ideias e projetos do político gaúcho:

“A nossa principal tarefa será combater a desigualdade. O atual modelo de administração do Rio só realiza obras para o Rio do Cartão Postal, ou seja, a Barra da Tijuca e a Zona Sul. Vamos aproveitar os conceitos do programa do Rio Grande do Sul e implantar no nosso que será de mobilização popular. Vamos dar prioridade a áreas onde o povo mais precisa, como a Baixada Fluminense e São Gonçalo. Mais de 40% de Caxias sofre hoje com a falta de água. Os governantes atuais não resolvem esse problema, pois não sabem o tamanho da crise.”

Segundo o candidato da Frente Popular ao governo, essas regiões precisam receber também mais investimentos para o setor da educação.

“Temos que pensar no modelo de escola integral do século 21. Hoje, 500 mil jovens não estudam nem trabalham. Precisamos resgatar a juventude e apostar todas as fichas na educação”, destacou Lindberg Farias.