José Reinaldo analisa a 6ª Cúpula do Brics

O Portal Vermelho acompanha a 6ª Cúpula do Brics, que teve início em Fortaleza, nesta terça-feira (15) e continuou nesta quarta-feira (16) em Brasília. Os líderes assinaram importantes acordos que fortalecem a cooperação entre os cinco países na busca por alternativas para o sistema internacional. Em sua coluna Ponto de Vista, o editor do Vermelho, José Reinaldo, comentou o evento.

Por Moara Crivalente para a Rádio Vermelho

jose reinaldo

“O encontro do Brics foi um acontecimento de grande projeção na vida econômica e geopolítica no mundo, realizado sob o lema de promover o crescimento inclusivo com soluções sustentáveis, procurando potencializar o crescimento econômico de suas nações e de outras nações emergentes, com a criação do novo banco de desenvolvimento cujo propósito principal é mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável”, falou.

“O documento aprovado unanimemente pelos países presentes diz que o imperativo é enfrentar os desafios impostos pela necessidade de alcançar simultaneamente crescimento, inclusão, proteção e preservação ambiental”, disse.

“A Cúpula do Brics é um fato revelador de que o mundo vive um novo momento de transição com o surgimento dos planos econômicos e geopolítico de novas formas de resistencia ao mundo unipolar dominado pelo imperialismo, é um fator novo a agregar força à luta dos povos e nações por soberania, justiça, paz, desenvolvimento econômico, e progresso social”, concluiu.

Ouça o áudio na íntegra na Rádio Vermelho: