Congresso homenageia Xi Jinping e defende mais cooperação entre países

O presidente chinês, Xi Jinping, veio à Brasília para estreitar as relações diplomáticas entre as duas nações. Na quarta-feira (16), foi recebido no Congresso Nacional, onde defendeu a promoção da multipolaridade, a democratização das relações internacionais e o desenvolvimento sustentável como prioridades mundiais. 

China

No Parlamento, o presidente da China também defendeu o estreitamento das relações entre os dois países. “Em todos os setores da sociedade chinesa vem crescendo o entusiasmo em adensar a cooperação com o Brasil”, afirmou Xi Jinping na solenidade.

Para o deputado Osmar Júnior (PCdoB/PI), coordenador do grupo parlamentar Brasil-China, um novo marco nas relações institucionais se configura após a visita. Para ele, essa é uma oportunidade para atrair mais investimentos chineses para o país, principalmente em produtos manufaturados.

“A vinda do presidente nos aproxima mais e contribuirá para o aprofundamento das nossas relações. A China é o maior parceiro comercial do Brasil hoje. Nosso objetivo é fazer com que essas relações continuem crescendo no comércio, mas que possam se estender mais, envolvendo cooperação na área de desenvolvimento tecnológico, cultural e uma aproximação maior entre os nossos povos. Além disso, temos grandes expectativas do crescimento do mercado chinês para a importação de produtos industrializados brasileiros”, destacou.

Segundo Osmar, com o crescimento do mercado interno da China, o Brasil espera aumentar a exportação de produtos brasileiros.

Há 40 anos, os dois países restabeleceram as relações diplomáticas – interrompidas em 1949. O primeiro acordo comercial entre os dois países foi fechado em 1978. De lá pra cá já foram mais de 70 acordos firmados. Em 2013, Jinping destacou, o comércio bilateral atingiu a cifra de US$ 90 bilhões (cerca de R$ 200 bilhões).

O último deles foi aprovado pelo Congresso no último dia 15, um dia antes da visita de Xi Jinping à Brasília. O texto, que segue para sanção presidencial, e aprova acordo firmado por Brasil e China, em 2004, para agilizar os processos de extradição entre os dois países. O acordo permite que os pedidos de prisão preventiva para extradição sejam encaminhados por intermédio da Organização Internacional da Polícia Criminal (Interpol) e, posteriormente, transmitidos por via diplomática. De acordo com o Executivo, a participação da Interpol vai tornar o processo mais rápido.

Para o deputado Osmar Júnior, com o crescimento das relações comerciais, o trânsito de brasileiros na China e de chineses no Brasil aumentará, tornando o acordo recém aprovado no Congresso “importante para que os dois países tenham mecanismos de tratar os fatos ocorridos que necessitem da intervenção da justiça”.

Fonte: Ascom Liderança do PCdoB na Câmara