Moscou lança experimento para simular permanência humana na Lua
Os cientistas e médicos russos começaram primeiro experimento do mundo destinado a testar o modelo dos efeitos fisiológicos da presença humana na superfície dos corpos celestes com gravidade reduzida. A realização desse tipo de experimento permitirá estudar a reação do corpo humano sobre as condições em que os astronautas irão viver e trabalhar na Lua, informou o serviço de imprensa da Agência Federal de Medicina Biológica da Rússia.
Publicado 18/07/2014 16:00

O estudo envolverá 12 voluntários do sexo masculino.
"Eles passarão em repouso absoluto 21 dias, em diferentes ângulos de posição do corpo em relação ao eixo horizontal", especificou o serviço de imprensa. Os cientistas e médicos de vários institutos de pesquisa irão avaliar o estado funcional dos voluntários, usando as técnicas de diagnóstico mais modernas.
De acordo com os representantes da Agência Federal de Medicina Biológica da Rússia, o principal objetivo do projeto é estudar as reações do sistema cardiorrespiratório e sistema musculoesquelético à modelagem da gravidade reduzida. Os astronautas terão de viver e trabalhar na Lua nessas condições.
Fonte: Voz da Rússia