Partidos Comunistas lançam comunicado conjunto contra massacre em Gaza

Mais de cinquenta partidos comunistas e de trabalhadores do mundo assinam documento condenado o massacre dos palestinos pelo regime genocida israelense. O Partido Comunista do Brasil firma o texto, que continua aberto a novas assinaturas.

“Os partidos comunistas e de trabalhadores que assinam este comunicado conjunto condenam o ataque bárbaro e criminoso do Estado de Israel contra o povo da Palestina”, diz o documento, em que partidos comunistas de todos os continentes expressam também a solidariedade com o povo palestino. Igualmente, os comunistas fazem um chamamento aos trabalhadores de todo o mundo a se mobilizarem para fortalecer a onda de condenação a Israel.

Na opinião dos partidos comunistas e de trabalhadores, os Estados Unidos têm grandes responsabilidades por estes acontecimentos sangrentos, já que apoiam Israel na continuação da opressão e do massacre ao povo palestino. O documento assinala ainda a responsabilidade da União Europeia.

O texto exige que cessem de imediato os ataques; a retirada do exército israelense de ocupação; a libertação de todos os presos políticos dos cárceres israelenses; a derrubada do muro que divide o território palestino; o levantamento de toda forma de bloqueio dos palestinos, na Margem Ocidental e na Faixa de Gaza; o fim dos assentamentos e a retirada de todos os colonos instalados nas fronteiras estabelecidas em 1967; o direito de retorno de todos os refugiados palestinos aos seus lares, com base em decisões da ONU; o cancelamento dos exercícios militares e de todos os acordos de cooperação militar com Israel e a criação do Estado palestino nas fronteiras de 1967, tendo Jerusalém Leste como sua capital.

Redação do Vermelho com Solidnet