Aumento da gasolina eleva preços ao consumidor nos Estados Unidos

O aumento do custo da gasolina impulsionou em junho os preços ao consumidor estadunidense, segundo informou nesta terça-feira (22) o Departamento de Trabalho.

Bomba de gasolina

O indicador subiu 0,3 por cento, ao mesmo tempo em que a tendência geral seguiu apontando a uma acumulação gradual de pressões inflacionárias.

A entidade detalhou que na comparação anual, o medidor se elevou 2,1 pontos, sendo a gasolina responsável por dois terços de seu aumento.

Os valores dos alimentos subiram 0,1 por cento, a menor alta mensal desde janeiro, ainda que tenha avançado durante meio ano consecutivo.

A julgamento de especialistas, a inflação está acelerando na medida em que a economia cobra verdadeiro impulso, algo positivo para alguns servidores públicos da Reserva Federal dos Estados Unidos (FED) que se preocupava que as pressões sobre os preços fossem demasiado baixas.

Os aumentos sustentados levam a prognosticar que dito índice, que atualmente opera abaixo da meta estabelecida em dois pontos, poderia superar essa meta no fim de 2014 na medida em que uma aceleração no aumento das contratações eleve os salários.

Alguns analistas opinam que os crescentes custos da saúde, junto com as subidas dos aluguéis, devem impulsionar a inflação no ano em curso.

O FED, poderia começar em 2015 a elevar as taxas de interesse, as quais tem mantido em mínimos históricos nos últimos anos por causa das persistentes dificuldades econômicas.

Fonte: Prensa Latina