Secretário de Estado dos EUA viaja ao Oriente Médio

O secretário de estado norte-americano, John Kerry, viajou nesta segunda-feira para o Oriente Médio, para atuar no conflito em Gaza, onde os ataques israelenses provocaram a morte de mais de 300 pessoas e deixaram outras 1.700 feridas.

John Kerry

Kerry partiu nas primeiras horas da segunda-feira para Cairo, no Egito, onde conversará com representantes das partes em conflito, buscando impulsionar o plano apresentado pelo Governo egípcio, com o apoio dos Estados Unidos e Israel.

A porta-voz do Departamento de Estado Jen Psaki disse ontem que Washington e seus sócios internacionais estavam "profundamente preocupados pelo risco de uma escalada, e pela perda de mais vidas inocentes".

No entanto, Kerry justificou a agressão de Israel contra Gaza e neste domingo qualificou os intensos bombardeios e ataques terrestres realizados pelas forças armadas de Tel Aviv contra esse território como "ações de autodefesa".

Em uma declaração ao programa dominical State of the Union da rede de televisão CNN, Kerry anunciou que Obama pediu para que ele viajasse ao Oriente Médio "em breve" para negociar um cessar fogo "entre as partes em conflito", mas não mencionou a data da visita.

O chefe da diplomacia estadunidense participou também de alguns dos principais programas de discussões políticas dos Estados Unidos, como "This Week" da rede de televisão ABC; "Face the Nation", de CBS; "Meet the Press" da NBC e "Fox News Sunday" da emissora de mesmo nome, nos quais também defendeu a agressão sionista.

Fonte: Prensa Latina