Agricultores gaúchos conquistam recursos para habitação rural

Dirigentes da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf) da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do RS (Fetag) decidiram suspender as mobilizações que estavam programas para os próximos dias em defesa de mais investimentos em habitação rural. A decisão se deu após reunião com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, nessa sexta-feira (18).

Agricultores gaúchos em defesa da habitação rural - Fetag-RS

Juarez da Rosa Cândido, presidente da Coohaf, conta que ficou acordada a liberação de R$ 90 milhões correspondentes a valores atrasados para pagamento de fornecedores de material de construção para obras em andamento e contratações de casas novas e reformas.

O Governo Federal, continua Juarez, ainda se comprometeu em criar equipe de monitoramento a fim de manter em dia o pagamento das próximas parcelas, além de sobra para contratação relativas às demandas do Grito da Terra Brasil. Juarez informa que o governo firmou compromisso para realização de oficina específica para os rurais.

Ainda no encontro, foi agendada para o dia 15 de agosto reunião do Grupo de Trabalho Nacional de Habitação para monitoramento das ações desse acordo.

Antes disso, na última semana de julho, o Conselho de Habitação da Coohaf e a Comissão de Habitação da Fetag reúnem-se para tratar do assunto.

O sindicalista avalia que a mobilização em quatro cidades gaúchas – Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas ocorreu dentro das expectativas seguindo as ações planejadas, como o fechamento de agências e a negociação em Brasília.

O dirigente enfatiza a importância das mobilizações que reuniram três mil pessoas em dois dias nos quatro municípios, e que agora estão suspensas, e que o momento é de aguardar o cumprimento das medidas anunciadas pelo governo. Participaram da reunião ainda o diretor-secretário da Coohaf, Lindomar do Carmo Moraes, além da direção da Contag.

Fonte: CTB