Manifestações pedem o fim da ofensiva israelense em Gaza

Diante das atrocidades cometidas pelo Estado de Israel durante toda esta semana, e que ainda estão em curso, movimentos sociais, sindicais, partidos políticos e simpatizantes da causa Palestina farão dois grandes atos nos dias 27 de julho e 1º de agosto em Brasília. O objetivo é denunciar o genocídio que acontece em Gaza. Civis, em maior parte crianças e idosos, são os mais atingidos pelos conflitos.

Palestina Livre - Arte Iberê Lopes

Um relatório divulgado pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP) na quinta-feira (24) indica que já são mais de 800 as vítimas fatais entre os palestinos da Faixa de Gaza, bombardeada há 16 dias por Israel. As condições humanitárias agravam-se rapidamente, mas ao contrário da intenção do governo israelense, as lideranças de Gaza e da Cisjordânia afirmam unidade na resistência, enquanto a ONU decide investigar as denúncias de crimes de guerra.

O governo brasileiro através da chancelaria do Itamaraty divulgou importante comunicado em que declara: “O governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes”, e informa ainda o voto favorável do Brasil, enquanto membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, pela criação de uma comissão de investigação das denúncias de crimes de guerra.

Em Brasília, várias iniciativas de solidariedade e apoio ao povo palestino ocorreram durante esta semana, com a entrega na segunda feira junto à representação da Organização das Nações Unidas de uma carta exigindo esforços para a conquista da paz e uma condenação total aos atos contra os direitos humanos perpetrados na Faixa de Gaza por Israel.

Outras manifestações se seguiram com a visita à Embaixada da Palestina de alta representação política, em que a líder do PCdoB, Jandira Feghali, e outros líderes partidários como Vicentinho, pelo PT e o vice-presidente da República, Michel Temer, representando o PMDB, entre outras lideranças políticas, manifestaram sua solidariedade ao embaixador palestino.

Panfletagens e protestos seguem no Distrito Federal e pelo Brasil. No próximo domingo, 27, às 16 horas, haverá um grande ato no Museu da Republica em Brasília, ao lado da Biblioteca Nacional. Está acertada, também, para o dia 1º uma marcha que sairá da rodoviária em direção ao Itamaraty, ainda sem horário definido.

A organização pede que todos venham com as cores da bandeira palestina. Preto em luto por todos os mortos no conflito, vermelho pelo sangue derramado, branco para pedir uma paz soberana e duradoura na região e verde para a esperança de uma resolução que respeite os povos.

Mais Informações

Acesse: http://zip.net/byn71F
Palestina Livre Já!

Dia 27/07/2014 16h
Museu da República em Brasília Distrito Federal
Concentração em frente a Biblioteca Nacional

Museu Nacional da República DF
Esplanada dos Ministérios Setor Cultural Sul, Lote 2

Pedro Oliveira e Iberê Lopes, estagiário de Comunicação
Edição: Pedro Oliveira