Grande depósito de ouro é descoberto em Xinjiang
Os geologistas descobriram um depósito grande de ouro no valor potencial de US$ 6,46 bilhões na Região Autônoma Uirgur de Xinjiang, noroeste da China, informaram nesta terça-feira os funcionários locais.
Publicado 29/07/2014 17:26
Com pelo menos 127 toneladas de reservas provadas, este é o maior depósito de ouro descoberto em Xinjiang, região rica nesse recurso.
O depósito localiza-se no distrito de Uqar, que faz fronteira com o Quirquistão a oeste de Xinjiang, de acordo com o departamento regional de geologia e exploração e desenvolvimento mineral.
"Espera-se que as reservas totais superem 200 toneladas", disse Cui Hongbin, chefe da equipe de exploração.
A descoberta não só aumentará a produção de ouro do país, que totalizou 211,07 toneladas no primeiro semestre deste ano, mas também beneficiará a renda e o mercado de empregos locais, apontou Cui.
O departamento levou duas décadas na exploração da área, onde trabalhadores geológicos acharam mais de 20 faixas de minério de ferro no depósito Sawayaerdun, de 20 quilômetros de extensão, informou.
A descoberta atraiu a atenção de diversas incorporadoras na China, que têm expressado seus interesses no desenvolvimento conjunto.
Em 2013, o departamento também descobriu dois depósitos com reservas provadas de mais de 50 toneladas cada nos distritos de Xinyuan e Hejing.
Fonte: Xinhua