Premiê do Vietnã pede mais velocidade na reestruturação econômica

O premiê do Vietnã, Nguyen Tao Dung, pediu nesta quinta-feira (31) mais velocidade na reestruturação da economia, ao concluir um mês de sinais positivos, de acordo com a avaliação do gabinete executivo.

Rua de Ho Chi Minh

Um balanço apresentado pela carteira de planejamento e investimentos assinala que a inflação se controlou, o índice de preço ao consumidor experimentou um modesto crescimento, enquanto as taxas de juros e de mudança monetária ao igual que o mercado local se mantiveram estáveis.

O documento destaca incrementos em exportações, com um superávit a mais de US$ 1 bilhão nos sete meses decorridos no ano e que os desembolsos de capitais provenientes de investimentos estrangeiros diretas e da ajuda oficial para o desenvolvimento somaram quase US$ 7 bilhões.

Assim mesmo assegura que o setor industrial, em particular em manufatura e processamento, continuaram sua recuperação, de tal maneira que a produção registrou uma ascensão do 6,5% comparado com o mesmo período de 2013.

Tao Dung pôs ênfase em que o governo preste a maior atenção aos aspectos principais da reestruturação econômica, o crescimento do produto interno bruto (PIB), a macroeconomía e o aplicativo de medidas para dinamizar as operações empresariais de negócios.

O Vietnã propôs-se para 2014 atingir um PIB do 5,8%, limitar a inflação a 7%, incrementar as exportações em 10% e seguir reduzindo a pobreza a 7% mediante a criação de 1, 6 milhão de novos empregos.

Fonte: Prensa Latina