Vereador de Campinas quer brinquedos para crianças com deficiência

Preocupado com a falta de brinquedos para crianças com deficiência e mobilidade reduzida, e consequentemente gerando a falta de oportunidade dessas crianças terem sociabilidade, o vereador Professor Ronaldo (PCdoB) protocolou na manhã de hoje (01/08) projeto de lei que prevê brinquedos para crianças com deficiência e mobilidade reduzida.

professor Ronaldo

O projeto prevê que os brinquedos instalados em jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao publico, mesmo que localizados em propriedades privada de uso publico, deverão conter brinquedos adaptados. Segundo o vereador, estes equipamentos deverão ser criados e instalados por pessoal capacitado, que adequará os equipamentos à criança com deficiência, inclusive visual. O projeto prevê também que os locais devam ter em suas estruturas acessibilidade para atender as pessoas com deficiência dentro dos padrões ABNT.

“A nossa Constituição estabelece o lazer, mas sabemos que a maioria dos brinquedos instalados nos parques e áreas de lazer do pais foi desenvolvida para pessoas que não apresentam deficiência física, motoras ou sensoriais e, portanto, não oferecem reais possibilidades de uso por crianças com necessidades especias, dai nasceu a necessidade de um PL para normalizar isso”, comenta o vereador.

O PL também pretende proporcionar maior integração das crianças na sociedade, criando oportunidades de usufruírem de outros espaços. Por meio das brincadeiras elas iniciam o processo de autoconhecimento, vivenciam experiência com o meio externo e a partir de relações vinculares, passam a interagir com o mundo.

A instalação de brinquedos adaptados nos parques e áreas de lazer permitira que a criança com deficiência, em geral mais retraída devido a suas limitações, seja motora ou sensorial, desfrute do prazer de brincar com liberdade, em perfeita harmonia com as outras crianças. O ato de brincar possui um efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o crescimento pessoal.

De Campinas.