Rio de Janeiro lança editais para Pontos e Pontões de Cultura

A prefeitura e o governo do Rio de Janeiro abriram nesta semana dois editais para fomentar a cultura popular na capital e no estado fluminense. A ação faz parte do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

pontos de cultura - Ministério da Cultura

 or parte da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o edital selecionará seis instituições a serem reconhecidas como Pontões da Rede Carioca de Pontos de Cultura nas categorias "formação para gestão cultural"; "observatório e memória"; "comunicação e cultura digital"; "economia"; "infância e juventude"; e "cultura e educação".

Os Pontões de Cultura são instituições que desenvolvem atividades de formação e articulação entre os Pontos da Rede Carioca reconhecidos pela Secretaria de Estado de Cultura e pelo Ministério da Cultura, no sentido de fortalecer o trabalho dos Pontos e estreitar vínculos entre eles e outras instituições culturais da cidade.

Os interessados deveram se inscrever em uma das categorias para formular trabalhos com duração de três anos. O recurso por Pontão será da ordem de R$ 1,2 milhão, dividido em três parcelas – oriundo de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Cultura.

Atualmente, a Rede Carioca de Pontos de Cultura é formada por 50 Pontos de Cultura e seis Pontões.

Estão aptas a participar do edital as entidades sem fins lucrativos, instituições públicas de ensino superior, pesquisa e/ou desenvolvimento institucional com sede ou filial no município do Rio, que comprovem o desenvolvimento de atividades culturais há pelo menos três anos e possuir CNPJ pelo mesmo período.

Já o segundo edital, lançado pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, abre inscrições até 12 de setembro para a seleção de 34 Pontos de Cultura.

Os Pontos de Cultura são iniciativas realizadas pela sociedade civil que, após seleção por edital público, firmam convênio com secretarias de cultura e o Ministério da Cultura, e se tornam responsáveis por impulsionar e articular ações que já existem nas comunidades com relação à disseminação cultural.

O foco é dar prioridade a áreas que ainda não sejam atendidas pelos Pontos existentes. Algumas das áreas de abrangência das atividades incluem artesanato, tradição oral, circo, literatura, memória e patrimônio material.

Cada Ponto receberá R$ 180 mil ao longo de três anos para realização de cursos e oficinas, produção de espetáculos, eventos culturais, compra de equipamentos, entre outras ações.

As inscrições podem ser feitas online no endereço www.cultura.rj.gov.br e dúvidas podem ser esclarecidas no (21) 2216 8500 (Ramal: 227) ou pelo email [email protected].

Fonte: Ministério da Cultura