China constrói estrada de ferro em Angola

Segundo a Companhia de Construção de Estrada de Ferro da China, o projeto de reconstrução da Estrada de Ferro de Benguela, em Angola foi concluído nesta quarta-feira (13), e vai entrar oficialmente em operação em breve.

Trem construído pela China em Angola

Esta é a linha ferroviária mais longa construída pela China fora do país seguindo normas chinesas, depois da participação na construção da Estrada de Ferro Tanzânia-Zâmbia nos anos 1970.

Com extensão de 1344 quilômetros, a estrada de ferro de Benguela é uma linha muito importante para o corredor econômico africano, partindo de Lobito, importante cidade portuária no Atlântico, e acabando em Luau, cidade que faz fronteira com a República do Congo. A velocidade planejada para a linha é de 90 quilômetros por hora, a mais rápida na história de Angola.

O investimento para o projeto de reconstrução da estrada de ferro de Benguela foi de um bilhão, 830 milhões de dólares americanos. A Companhia do 12º Bureau de Estrada de Ferro da China empreitou todo o projeto, cumprindo normas chinesas, do desenho à construção.

Todos os materiais, como trilhos, cimento e equipamentos de comunicações, foram comprados da China. Além disso, o país asiático também vai providenciar os trens para operação na ferrovia.

Fonte: Rádio Internacional da China