Jornada da Juventude protagoniza a luta dos jovens pela terra

Desde o mês de julho, os jovens do MST vêm construindo a 5° Jornada da Juventude Sem Terra com o objetivo de ampliar e fortalecer os coletivos de juventude do campo.

Jornada da Juventude do MST - Maura Silva | MST

Encontros com debates, ciclos de formação, intervenções artísticas e culturais e lutas no campo e na cidade têm sido algumas das formas da juventude Sem Terra aumentar sua capacidade organizativa. As atividades seguem ao longo do mês de agosto.

Temas como o uso de agrotóxicos, exportação de commodities agrícolas, maior participação da juventude no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), menor burocracia nas políticas públicas com garantias de produção e geração de renda, autonomia financeira, assim como a denuncia do atual modelo de agronegócio são alguns dos temas colocados em pauta.

Já foram realizadas atividades em Santa Catarina, Bahia, Rondonia, Ceará, entre outros. Para os próximos dias, acontecerão encontros no Rio Grande do Norte, Maranhão e Sergipe.

A jornada desse ano também traz a campanha pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte para Reforma Política. Segundo Raul Amorim, do Coletivo Nacional de Juventude do MST, a juventude do campo está comprometida com a reforma do atual sistema político brasileiro.

Fonte: MST