Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais se reúne em Brasília

A comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Cnjttr) está reunida na sede da Contag, em Brasília, entre esta segunda e terça-feira (4 e 5) para debater questões relativas ao Festival Internacional da Juventude.

Festival Mundial da Juventude - Contag

Durante o primeiro dia de discussão, os jovens trataram especificamente dos Festivais da Juventude. As Regionais trouxeram suas avaliações sobre o evento que foi realizado nas cinco regiões do país durante o primeiro semestre. A partir disso, fizeram um planejamento para Internacional que devem acontecer em 2015.

“Nesse momento vamos trabalhar a organização do Festival Internacional e seus encaminhamentos principais, como a data, infraestrutura, quantidade de participantes, etc”, explica a secretária de Jovens da Contag, Mazé Morais.

Já nesta terça-feira (5), o debate é sobre Paridade de Gênero e o projeto de agroecologia do Governo Federal. “Estamos querendo falar a mesma língua das companheiras da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, e participar ativamente do debate sobre paridade, que também diz respeito às nossas dirigentes”, diz Mazé.

Um outro importante debate, que será feito próximo ao encerramento da reunião é a participação da juventude rural na Reunião Especializada da Agricultura Familiar (Reaf), da qual a Contag participa todos os anos com 3 vagas, e esse ano terá uma vaga a mais destinada à uma representação jovem.

Por fim, os secretários e secretárias de Juventude dos estados que participam da reunião avaliarão as atividades e as agendas das Secretarias para os próximos meses.

Mariana Serafini, da redação do Vermelho,
com informações da Contag