Dia do Folclore será celebrado programação variada

Nesta sexta-feira (22/08), data em que se celebra o Dia do Folclore, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza uma programação especial, que terá com cerca de 10 horas de duração e contará com apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas, repentistas e muito mais. As atividades acontecerão no Mercado dos Pinhões, das 8h30min às 17 horas, e no Estoril, a partir das 18 horas.

No Mercado a comemoração contará com apresentação do grupo Raízes Nordestinas, a partir das 9 horas. Logo após, às 10 horas, é a vez do público conferir um bom arrasta-pé com a Quadrilha Junina Cumpade Chico, seguida pela Quadrilha Junina Sossego no Sertão. Fechando as atividades da manhã, ao meio-dia, as duplas de cantadores (repentistas) Jefferson Silva e Jairo Silva e Gonzaga da Viola e Atanices dão o tom da festa.

Pela tarde, às 13 horas, o Tambor de Crioula Filhos do Sol – Discípulos de Mestre Amaral comanda a programação. Em seguida, às 14 horas, é a vez das duplas de cantadores (repentistas) Acrísio de Souza e Chico Ivo e Judivan Macedo e Chico Sobrinho. Às 15 horas, o Balé Arte Popular de Fortaleza se apresenta. E,, fechando a comemoração no Mercado, às 16 horas, o público poderá conferir a apresentação da Cia. TXAI.

À noite a celebração continua com um cortejo dos grupos folclóricos, que contará com a participação do Afoxé Acabaca, do Maracatu Nação Fortaleza e da Caravana Cultural. Os grupos se concentração no Largo do Mincharia, às 18 horas, e seguirão até o Estoril, onde na sequência, às 19 horas, haverá a apresentação “Aboios – O Som do Sertão”, do grupo A Rainha e os Vaqueiros. O projeto musical presta homenagem ao Rei do Aboio e do Baião, aos vaqueiros e à terra natal do grupo, Canindé, a terra da fé.

Serviço

Programação especial em comemoração ao Dia do Folclore

Quando: Sexta-feira (22)
Onde: Mercado dos Pinhões e Estoril

Programação completa

Mercado dos Pinhões

8h30 – Abertura
9h – Grupo Raízes Nordestinas
10h – Quadrilha junina Cumpade Chico
11h – Quadrilha junina Sossego no Sertão
12h – Duplas de cantadores/repentistas – Jefferson Silva e Jairo Silva / Gonzaga da Viola e Atanices
13h – Tambor de Crioula Filhos do Sol – Discípulos de Mestre Amaral
14h – Duplas de cantadores/repentistas – Acrísio de Souza e Chico Ivo / Judivan Macedo e Chico Sobrinho
15h – Balé Arte Popular de Fortaleza
16h – Grupo Cia. TXAI

Estoril

18h – Cortejo de grupos folclóricos Afoxé Acabaca, Maracatu Nação Fortaleza e Caravana Cultural / Concentração no Largo do Mincharia
19h – “Aboios – O Som do Sertão” – grupo A Rainha e os Vaqueiros

Fonte: Secultfor