Agricultoras do RS debatem condições de trabalho e combate à violência

A Federação dos Trabalhadores em Agricultura do RS (Fetag-RS), através de sua Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CEMTR), deu sequência na manhã desta quarta-feira (20) ao 8º Encontro Estadual das Mulheres Dirigentes Sindicais, em Porto Alegre.

Encontro de agricultoras gaúchas - Fetag-RS

Mais de 400 mulheres, de todo o estado, estão participando do evento. A programação iniciou com uma mística intitulada “As Amarras”, que tratou sobre a violência que elas enfrentam no dia a dia e a luta para melhorar a sociedade de uma forma geral.

Logo em seguida, Alessandra Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, falou sobre o papel da mulher na agricultura familiar e políticas públicas. Ela considera esse evento da Fetag uma oportunidade fundamental para iniciar o balanço de questões que avançaram, bem como os desafios ainda pendentes.

“Temos que analisar as reais condições que se encontra a visibilidade da participação das mulheres na agricultura familiar, como e que políticas públicas estão de fato fortalecendo o trabalho e a renda das famílias, a partir da atuação das mulheres, além do fortalecimento de sua autonomia econômica”, enfatizou Alessandra.

Fonte: CTB