Oscar 2015: Inscrições abertas para escolha de filmes brasileiros 

Começam nesta quinta-feira (21) as inscrições para longas-metragens interessados em concorrer à indicação brasileira ao Prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira do Oscar 2015. Uma comissão de jurados vai escolher o indicado. O filme escolhido para representar o Brasil na seleção aos indicados será anunciado em 18 de setembro.

O Som ao Redor fica fora da disputa pelo Oscar 2014 - Divulgação

Os últimos filmes brasileiros selecionados a concorrer à indicação foram “O Som ao Redor” (2014), de Kleber Mendonça Filho; “O Palhaço” (2013), de Selton Mello; Tropa de Elite 2: o Inimigo agora É Outro” (2012), de José Padilha; “Lula, o filho do Brasil” (2011), de Fábio Barreto; “Salve Geral” (2010), de Sérgio Rezende.

Fazem parte da banca que selecionará o filme: George Torquato Firmeza, ministro do departamento cultural do Itamaraty; Jeferson De, diretor, produtor e roteirista; Luis Erlanger, jornalista; Sylvia Regina Bahiense Naves, coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura; e Orlando de Salles Senna, Presidente do conselho da Televisão América Latina (TAL).

Podem participar filmes que foram exibidos comercialmente, pela primeira vez no Brasil, por, no mínimo, sete dias consecutivos no período de 1º de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2014, confirmado por meio de comprovante de exibição.

Os interessados deverão enviar, até 10 de setembro, por Sedex ou similar, o requerimento de inscrição, juntamente com 10 cópias do filme em DVD, para o seguinte endereço:

Oscar 2015
Ministério da Cultura
A/C Secretaria do Audiovisual
SCS-Quadra 09 Lote C, Torre “B” – 8º Andar
Edifício Parque Cidade – Corporate
CEP: 70308-200 – Brasília/DF

Fonte: MinC