Constituinte sobre Reforma Política será tema de Plebicito Popular

Gabriele Oliveira, TO
Várias entidades do movimento social do Tocantins estão participando da preparação para o Plebicito Popular sobre a Constituinte Exclusiva para a Reforma Política. Estão sendo feitas reuniões, seminários, cursos e definição de locias de votação em todo o estado. O Plebicito está sendo realizado em todo o Brasil com a participação das mais diversas frentes do movimento social e tem apoio de setores progressistas e de esquerda.

Neste sábado foi feita a última Assembléia estadual de preparação para a consulta que será realzada na semana da Pátria, começa dia 1º e se encerra com o Grito dos Excluidos, atividade tradicional do movimento social no Brasil, no dia 7. Nesta semana estão previstos atos e panfletagens em todas as regiões do estado intensificando o debate pela necessidade da Constituinte Exclusiva para a Reforma do Sistema Político.

Segundo, Gabrielle Oliveira, Gabi, da UJS, que particitipa do Comitê de preparação para o Plebicito "nos últimos meses foram realizados encontros em todas a regiões do Tocantins debatendo a importatância do tema" e nesta reta final "é preciso reforçar as atividades para que se atinja a maior participação possivel no Tocantins".

Os Plebicitos Populares são um dos instrumentos uzados pelo movimento social para reforçar suas pautas junto a governos. Em 2002 a grande maioria dos votantes no Plebicito Popular sobre a Area de Livre Comércio da Américas foi contra a entrada do Brasil neste tipo de Acordos e isso foi determinante na condução da política externa do Governo Lula sobre este tema.

Da mesma forma, com a consulta atual os movimentos sociais esperam ampliar o debate sobre este importante tema para além do Congresso Nacional, principal interessado na manutensão do atual sistema, para Gabi, assim como para toda a organização da consulta, "é muito importante que todos discutam o tema da Constituinte Exclusiva".

As informações sobre os locais de votação serão publicadas nas redes sociais e outras informações de como montar um local de votação podem ser obtidas com Gabriele Oliveira 81269229, com Cleide Diamantino 81199071, as duas do Comitê Estadual de Organização do Plebicito.