Onda de crimes: mais de 23 assassinatos no Mato Grosso

Em 2014, já foram registrados 23 assassinatos em conflitos no campo, e mais três estão em investigação. Segundos os dados do Centro de Documentação da CPT Dom Tomás Balduin. Além dessas mortes, acontecidas nos últimos dias, o Centro de Documentação registrou um sangrento mês de julho, com sete assassinatos em 20 dias, em quatro estados da federação. Os números já ultrapassaram os do ano passado.

Monumento de Eldorado dos Carajás - Reprodução

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) denunciou uma onda de crimes no campo em Mato Grosso, relacionados a conflitos agrários e ambientais. Esses crimes demonstram a necessidade imediata de apurar e punir os responsáveis. A onda de violência praticada pelo latifúndio e seus aliados, vêm vitimando as lideranças que lutam pelo direito à terra e à natureza naquele estado.

Os conflitos na região se agravaram após a realização de uma reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência, no dia 5 de agosto em Cuiabá, onde as vítimas apresentaram suas denúncias, demonstrando o descaso e o desrespeito dos agressores em relação às instituições.