Abbas pede ajuda humanitária para a Palestina

O presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, pediu, nesta terça-feira (26) à comunidade internacional para enviar ajuda humanitária urgente aos moradores de Gaza afetados pela ofensiva do regime israelense.

Mahmud Abbas

Abbas fez estas declarações em uma mensagem televisionada, através da qual anunciou formalmente o cessar-fogo que já entra em vigor. Ele também expressou sua gratidão aos esforços egípcios para alcançar um cessar-fogo.

O porta-voz do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), Sami Abu Zuhri, disse que a trégua por tempo indeterminado com o regime de Tel Aviv abre o caminho para a libertação de Al-Quds (Jerusalém) da ocupação israelense.

"Conseguimos uma grande vitória que pode ser um prelúdio para a libertação de Al-Quds. A nação palestina e os combatentes da resistência derrotaram o regime sionista, que não conseguiu seus objetivos", frisou Abu Zuhri.

Após 50 dias de ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza, que mataram pelo menos 2.140 palestinos, o regime israelense e grupos de resistência palestinos entraram em um acordo de paz mediado pelo Egito.

O acordo prevê uma flexibilização do bloqueio à Faixa de Gaza imposto há oito anos por Israel.

Da redação do Vermelho, 
com informações da Hispan TV