Ministério e secretarias de saúde esclarecem pesquisa do CFM 

O Ministério da Saúde (MS), em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), apresentou na sexta-feira (22) vídeo com esclarecimentos sobre pesquisa Datafolha encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que abordou a percepção dos brasileiros sobre saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde). O Ministério também lamenta a interpretação tendenciosa da pesquisa de opinião.

Ministério e secretarias de saúde esclarecem pesquisa do CFM

O Ministério esclarece, por exemplo, que segundo a pesquisa, 74% dos entrevistados que utilizaram algum serviço do SUS avaliaram os serviços como satisfatórios, atribuindo nota acima de 5, sendo que 30% desses deram nota acima de 8.

Quando perguntados sobre a nota que dariam para a qualidade das cirurgias realizadas na rede pública, 50% responderam com notas acima de 8.

Em perguntas sobre distribuição de medicamentos, realização de procedimentos específicos e internações hospitalares, a porcentagem dos entrevistados que deu nota acima de 8 para cada um destes serviços sempre superou 40%.

A pesquisa também revelou que a população tem acesso a serviços de saúde no SUS desde os procedimentos mais simples, como na atenção básica, até os especializados, como cirurgias. Nos últimos dois anos 92% da população acima de 16 anos buscou acesso a algum dos serviços, sendo que desse total, 96,7% tiveram acesso ao serviço de saúde.

 
Da Redação em Brasília
Com informações do MS