Cresce imigração líquida no Reino Unido

A imigração líquida no Reino Unido aumentou de 175 mil pessoas para 243 mil entre março de 2013 e o mesmo mês do presente ano, informou nesta sexta-feira (29) o Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS).

Refugiados e Migrantes

Este indicador reflete a diferença entre as pessoas que chegaram ao país e as que saíram.

Até março deste ano, 560 mil indivíduos imigraram para o Reino Unido (68 mil a mais que no período anterior) e 317 mil saíram do país.

O crescimento estatístico foi significativo, segundo os especialistas da ONS.

Com relação à procedência dos imigrantes, a pesquisa informou que 214 mil viajaram para terras britânicas vindos das nações membros da União Europeia (UE), um aumento considerável diante dos 170 mil em 2013, agregou o Escritório.

O estudo também revelou o fim da baixa paulatina da imigração dos países alheios à UE.

As causas da imigração para o Reino Unido mais citadas foram as oportunidades de emprego e realização de estudos neste país.

Quase 40 por cento dos que alegaram motivos trabalhistas viajaram sem uma oferta definitiva de trabalho.

Um dos objetivos fixados pelo premiê David Cameron antes das eleições gerais de 2015 é a redução da imigração líquida para valores inferiores a 100 mil pessoas.

De acordo com o ministro britânico de Imigração e Segurança, James Brokenshire, a meta do Governo constitui um desafio.

A imigração massiva descontrolada pressiona os serviços públicos e força à diminuição dos salários, ressaltou o funcionário público através da rede britânica de rádio e televisão BBC.

Brokenshire garantiu que as autoridades trabalham na criação de um sistema justo para nacionais e estrangeiros, mas rigoroso com os infratores das regras.

Fonte: Prensa Latina