Farc-EP propõem 10 medidas para avançar os Diálogos de Paz

Os insurgentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) apresentaram nesta quarta-feira (3), em Havana, dez medidas para avançar a discussão sobre as vítimas do conflito armado no país, este é um dos principais temas dos Diálogos de Paz com representantes do governo de Juan Manuel Santos.

Diálogos de Paz - Efe

O delegado de paz das Farc-EP, Ricardo Téllez, afirmou que as medidas propostas se inspiram em um Acordo Geral firmado por ambas as partes em Havana em 2012. Ele propôs ainda a criação de uma Comissão da Verdade independente e autônoma para centralizar informações sobre as graves violações dos direitos humanos e de direito que acontecem na Colômbia.

A iniciativa das Farc-EP define, em 10 tópicos, que as partes farão acordos sobre os assuntos relacionados com o mandato, integração, funcionamento e duração dos trabalhos da Comissão, cuja função será ouvir os testemunhos das vítimas.

De acordo com o critério das Farc-EP, o informe final da Comissão deverá ser uma ligação entre as partes conflitantes e vai contribuir com a criação de um Centro da Memória História dos Movimentos e Organizações Sociais e Populares da Colômbia.

“Até agora haviam sido feito referências somente à verdade, justiça e reparação e não repetição dos crimes, sem que as partes tivessem desenvolvido propostas concretas”, afirmou Téllez.

Ele ressaltou ainda que o esclarecimento da verdade histórica do conflito e seus impactos sobre a população é crucial para a construção de um eventual acordo final, pois se trata de uma exigência da sociedade em seu conjunto.

Fonte: Prensa Latina