Jorge Fuzil visita as periferias da Zona Leste

O candidato a deputado estadual faz visitas nas periferias da Zona Leste e identifica um déficit muito alto de equipamentos públicos na região. Realidade compartilhada por vários bairros visitados. Moradores reclamam há anos, mas não têm nenhuma posição efetiva do Governo do Estado, segundo relata o candidato.

Jorge Fuzil, candidato a deputado estadual, neste ultimo mês esteve presente em vários bairros da periferia, localizados na Zona Leste de São Paulo, realizando reuniões com os moradores sobre muitos temas que infelizmente continuam presentes nestas comunidades.

Sua última visita foi terça-feira (2), no Jardim São Carlos, um bairro marcado pela ausência de aparelhos públicos: falta de postos de saúde, creches. No mesmo dia visitou o bairro Limoeiro, onde tiraram da população o CCJ- Centro Cultural da Juventude, que existiu por vinte anos no local. Embora moradores dos bairros reivindiquem há anos a construção de uma AMA e um espaço que proporcione ações esportivas, cultura e lazer, não foram atendidos por seus representante.

Ainda no bairro do Limoeiro, segundo relata o candidato, existe uma ocupação sem nenhuma estrutura ou saneamento básico, com ligações clandestinas onde as “pessoas dessa comunidade vivem em condições desumanas”. Diz Fuzil.

Outro relato foi a respeito do córrego que liga o Jardim São Carlos ao bairro Limoeiro, onde o lixo e entulho são acumulados. Apesar das diversas reclamações e solicitações, continuam sem nenhuma posição mais efetiva do Governo do Estado de São Paulo.

Moradores do bairro Vista Alegre, conhecido como Jose Bonifácio moram praticamente dentro de um lixão, que com o tempo passa a exalar gases tóxicos, como explica Fuzil. Os moradores são obrigados a atravessar por entre o lixão para chegar ao posto de saúde. Crianças também são obrigadas a atravessar também para chegar à escola, inclusive, a única da região. Já foi, até mesmo, tema de pauta na mídia, como o SPTV, “mas mesmo com a exposição midiática e petições da comunidade aos órgãos competentes, nada foi feito", diz Fuzil.

Segundo o candidato Jorge Fuzil esses bairros acabam partilhando problemas semelhantes. Por isso ele enfatiza em suas reuniões a necessidade das comunidades se organizarem por melhorias e pela conscientização do quanto são um organismo importante, pois proporcionam crescimento à cidade. “Entretanto estas comunidades, como muitas outras, vivem sem saneamento nenhum, com instalações clandestinas, em situações de risco e total abandono pelo Governo do Estado de São Paulo”, conclui ele.

Jorge Fuzil já foi vereador suplente de São Paulo. é morador da Zona Leste desde que nasceu, em 1961. O bairro onde morou, Cangaíba também sofre com os mesmos problemas de saneamento, saúde básica, educação. Hoje é morador do Jardim Limoeiro.

Devido sua trajetória de lutas como sindicalista, na função de eletricista, cuja profissão rendeu-lhe o apelido de Fuzil; dispôs-se à candidatura pelos interesses da comunidade a fim de empenhar-se na luta pelos direitos básicos sociais nunca atendidos, representando as comunidades na Assembleia Legislativa de São Paulo.

No próximo sábado estará na Quadra Esportiva Campos dos Onze Garotos, no aniversário da quadra e reunião com a associação, às 13h. O endereço fica na Rua Calçara Rio do Vento, 251 – Ermelino Matarazzo.

Fabiana Lima